HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | PEA UNESCO | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

2022 Ano do vidro

O PEA (Programa das Escolas Associadas), criado em 1953 pela UNESCO, é um programa que trabalha em forma de rede, sempre comprometido em promover os ideais, valores e prioridades da Instituição. Hoje, são 10.000
Escolas em 180 países, sendo a PRIMA Escola uma das 583 instituições de ensino brasileiras associadas a ele.


Nossos valores, baseados no Sistema Montessori de Educação, estão alinhados aos objetivos do PEA, que trabalha ativamente para construção de um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, segundo um plano estratégico e através de “declarações” sobre os principais campos de empenho internacional.


Objetivos do Plano Estratégico da Rede PEA 2014-2021:


a) A aprendizagem intercultural.
b)  O desenvolvimento sustentável.
c) A cultura da paz.
d) O conhecimento do Sistema ONU e dos desafios a serem enfrentados.


A cada ano letivo, todas as escolas Associadas devem desenvolver trabalhos ou projetos que combinem o conteúdo de diferentes disciplinas a partir do tema declarado através de uma perspectiva ampla, estimulando assim a pesquisa, análise e seleção das informações.


Desta forma, o ano de 2022 foi declarado o Ano do Vidro, não somente pela sua importância tecnológica, científica e econômica e pelos inúmeros avanços culturais e científicos ligados a este elemento, mas por suas capacidades técnicas, grande versatilidade e caráter sustentável.
Durante o ano de 2022 a PRIMA Escola trabalhará este tema com seus alunos de forma multidisciplinar, compartilhando as belezas e descobertas deste elemento.


Vamos dar a largada para esta jornada!

O caráter sustentável do vidro – principal apelo para o futuro.

As diferentes técnicas para produzir o material 100% reciclável, e seus usos variados conferem protagonismo ao vidro desde a arte e arquitetura até seu uso no cotidiano. Por ser essencialmente inerte e biologicamente inativo o vidro pode ser usado em um grande número de aplicações, suportando grandes variações de temperatura, estas características dão a ele um caráter especialmente sustentável, tema recorrente nos Fóruns Mundiais.


Adaptação de uso ao ambiente -  A composição única do vidro facilita a propagação da luz por fenômenos ópticos de transmissão, refração, absorção, reflexão etc., podendo serem adequadas a cada objetivo e necessidade de uso.


Durabilidade - É um elemento extremamente resistente às alterações climáticas e ambientais, a exemplo das vidraças das casas dos séculos passados, muitas intactas até hoje.


Reciclabilidade – O vidro não perde suas qualidades durante o processo de reaproveitamento, é 100% reciclável com alto poder de reaproveitamento (1kg de caco de vidro faz 1 kg de vidro novo).


Reutilizável –  Uma embalagem de vidro, depois de sua utilização original, passa a ter inúmeras reutilizações; de copos ao condicionamento de alimentos. Do armazenamento de objetos à decoração.


Engenharia – Um grande aliado na construção de edifícios sustentáveis, proporciona grande economia de energia e redução do consumo de ar-condicionado ao permitir a entrada de luz natural no ambiente.

 
ANO PEA UNESCO