HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

Alunos leitores - diversidade e crítica no trabalho da Prima  

 Para Maria Montessori, a escrita é a expressão do pensamento
e a leitura é uma habilidade para interpretar os pensamentos dos outros.

Por isso, à medida que a criança vai crescendo e desenvolvendo as habilidades da escrita e da leitura, a Prima trabalha a diversidade textual, apresentando aos alunos uma pluralidade de suportes e estilos de escrita.

Uma das atividades do Fundamental II é justamente a leitura e análise dos jornais diários, compreendidos não apenas como veículos de informação, mas como objeto cultural, retratando o tempo de uma sociedade em constante movimento.

Recentemente, nossos alunos do nono ano, após leitura e debate sobre as mudanças estéticas feitas no jornal O Estado de São Paulo, resolveram enviar uma carta para o “Fórum de Leitores” dessa importante mídia, convidando seus editores a conhecerem a Prima.

Segue o texto original da carta:   


 

Prezados Editores,
A/C: Fórum de Leitores

 


Nossas impressões sobre o “Estadão”

Aos exímios leitores curiosos, os convidamos a explorar a vida escolar de alunos da Prima-Escola Montessori de São Paulo,
na Zona Sul da cidade.

Estamos no último ano do Ensino Fundamental II de uma escola montessoriana, o famigerado nono ano.

O método idealizado por Maria Montessori no século XIX, hoje muito citado, viabiliza o desenvolvimento educacional de maneira distinta do ensino tradicional, prezando a autonomia do estudante, habilidade de raciocínio e elaboração de textos a partir da leitura de diversos gêneros textuais.

Durante a semana, possuímos horários dedicados apenas à leitura de jornais. Entre eles destaca-se o “Estado de São Paulo” – o Estadão.

Acreditamos que a escrita de bons textos não venha somente da leitura de textos didáticos, mas também da utilização de diferentes estilos literários, como contos, crônicas, notícias e reportagens, que nos agrega vocabulário e informações.

Leitores há muito tempo, gostaríamos de constar que, gradativamente, a quantidade de imagens vem aumentando e, infelizmente, os textos vêm diminuindo.

Entretanto, a boa estrutura de nossos textos se deve, em parte, à leitura deste jornal. Portanto, agradecemos a disponibilidade de informação e cultura proporcionadas.

Venham conhecer a nossa escola!


Beatriz Pagani Sgarbi
Caio Ang Jaw
Isadora Camargo Dios Klein
Jade Hadlich de Lima
Luis Ernesto Rowland Abreu Hudson
Maria Clara Lucas Souza
Maria Isabel Rey das Neves

 
NOTÍCIAS