HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

Os analfabetos do século XXI

 “Os analfabetos do século XXI não são aqueles
 que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam
a aprender, reaprender e voltar a aprende"

A frase acima é do escritor e futurista norte-americano, Alvin Toffler. 
Toffler, doutorado em Letras, Leis e Ciência, se tornou célebre pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.

Os seus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto (os efeitos da sobrecarga de informação). Os seus últimos trabalhos abordaram o estudo do poder crescente do armamento militar do século XXI, as armas e a proliferação da tecnologia e o capitalismo.

Mas o que nos interessa no momento é a “substância” da frase acima e a sua relação com o ensino na Prima Montessori.

Em um tempo tão imagético, acelerado, virtualizado e pleno de “informações” e “opiniões” nem sempre fidedignas como o que estamos vivendo, a formação do aluno leitor requer  da escola (e da família), um trabalho bem mais amplo que a simples “mecanização” da alfabetização.

Na Prima Montessori, leitura e escrita andam juntas como portas de acesso à informação e à reflexão. À medida que o aluno vai se desenvolvendo e adquirindo mais habilidades na área da linguagem e suas formalizações, o contato com a pluralidade textual é acompanhado pela prática constante da análise, do debate e da apuração das observações dos alunos.

A mediação da leitura e da ponderação dos alunos, dentro da essência do educador montessoriano, é feita de maneira a permitir a troca de vivências e garantir a voz de cada indivíduo dentro de um amplo processo coletivo de compreensão dos temas que afloram nas turmas.

O direito à voz, a reflexão e a produção de conhecimento ajudam na autonomia e autoconfiança do aluno.

A Educação Montessori, embora com mais de 100 anos de existência, se coloca sempre de maneira vanguardista em relação aos desafios da sociedade, com os apontados por Toffler, pois a sua inteção educativa é antes de tudo um projeto de construção de um “ novo Homem”,  que abraça a natureza e os valores humanos como meio da edificação de uma sociedade melhor para todos.

Para quem quiser conhecer o trabalho de Alvin Toffler, algumas sugestões de leitura:      

A Terceira Onda;

O futuro do capitalismo: A economia do conhecimento e o significado da riqueza no Século XXI;

A Revolução da Riqueza: Como Será Criada e Como Alterará Nossas Vidas;

Guerra E Antiguerra.

 
NOTÍCIAS