HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

A PRIMA É UMA ESCOLA MONTESSORIANA


 

Esse “adjetivo” é amplo, muitas vezes intriga aos pais e define o diferencial pedagógico da nossa proposta educativa.

Há quase 40 anos, ao abrir suas portas, a Prima optou pela Educação Montessori, sistema criado pela doutora Maria Montessori.
 

Mas afinal, o que é a Educação Montessori?

Resumindo, a Educação Montessori consiste em deixar a criança ser o que é e ajudá-la a crescer respeitando o seu ritmo. Dessa forma, devemos permitir à criança falar, escrever e ler naturalmente, da mesma forma que ela aprende a engatinhar, caminhar e correr.

Para tal, o adulto que o educa também deve assumir a postura de guia, acompanhando a criança em seus próprios interesses.  E esse processo, dentro da escola, ocorre em um ambiente cientificamente preparado, com materiais específicos para que a aprendizagem aconteça espontaneamente.

Isso torna o processo de aprendizagem ativo, personalizado e contínuo. Todo o trabalho realizado pela Educação Montessori visa a dar ferramentas para que a criança alcance, progressivamente, a autonomia, a independência, a iniciativa, a capacidade de escolha e a autodisciplina.
 

Destaques que ajudam a entender a Educação Montessori:
 

Ajude a criança fazer por si mesmo.

O objetivo do método é permitir que a criança alcance plena autonomia e independência; para isso é necessário ambiente e adulto preparado.

A criança cria seus próprios movimentos e, uma vez criados, os aperfeiçoa.

A criança com liberdade de movimento desenvolverá por si mesma, os processos de aprendizagem mais complexos.
 

A mão é  instrumento de conquistas.

Manipular, tocar, sentir… A sala de aula montessoriana proporciona à criança ferramentas para que possa aprender vivenciando, e assim armazenar e integrar melhor o saber.
 

Siga a criança.

Seguir o ritmo da criança. Ninguém melhor do que ela para saber até onde pode chegar e qual o caminho a percorrer.

O educador montessoriano está sempre atento aos desejos da criança, de como se movimenta nos espaços,  como se relaciona com os amigos, como se coloca diante das dúvidas, dos desafios e dos receios. Isso faz do professor um guia, um orientador.
 

A Classe Agrupada.

A sociedade em que vivemos é plural. Nas famílias, há a convivências de diferentes gerações, nos condomínios, nas praças e locais recreativos, crianças de diferentes idades estabelecem relacionamento. Por que na escola deveria ser diferente?

Uma das marcas da escola montessoriana é a classe agrupada, ou a classe de idades mistas: crianças e jovens diferentes nas suas personalidades, nos seus desejos, nas suas matrizes de aprendizagem e por isso necessitam de um espectro conceitual de aprendizado amplo que propicie a convivência, aprendendo e auxiliando uma às outras nos percursos da infância e da juventude.
 

Por todos esses motivos, fazemos um convite: venha visitar a Prima Escola Montessori, uma escola verdadeiramente montessoriana, com estrutura e  ambiente perfeitos para a educação de bebês, crianças e adolescentes.

Venha nos conhecer! Reservas abertas para 2021!

Marque uma visita (com toda segurança de protocolos sanitários bem elaborados), pelo telefone: (11) 5563-1392  ou, pelo e-mail: prima@primamontessori.com.br

NOTÍCIAS