HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

Acendendo as fogueiras dos corações...

História, tradição e muita alegria nos festejos populares de junho!

Entramos no mês de junho, época do ano marcada por festejos religiosos populares, mas que há anos foram incorporados ao calendário de eventos das escolas.  Oportunidade que, nas últimas décadas, serviu para revisitarmos a nossa tradição cultural, marcada por  música, dança, vestimenta, brincadeira e comida típica.

Historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão


A partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo. Uma prática comum da Igreja Católica para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos.  A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.  

origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos.
O começo da festa junina em nosso país remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse à símbolos típicos das zonas rurais.

Nas festas juninas são realizadas danças típicas, como as quadrilhas e também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira (morador do interior das áreas agrícolas), de maneira caricata.

Este ano, com o distanciamento social e a interrupção das aulas presenciais, a festa junina vai ter de ser em nossas casas.

Mas que tal lembramos alguns bons momentos da nossa comemoração do ano passado ?  

 
NOTÍCIAS