HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

Dia Mundial dos Professores

Mensagem conjunta dos líderes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Educação Internacional por ocasião do Dia Mundial dos Professores, 5 de outubro de 2018

A educação é um direito humano básico e um bem público. Transforma vidas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Promove a paz, a tolerância e a inclusão social. Desempenha um papel importante na erradicação da pobreza. Permite que crianças e jovens percebam seu potencial.

No entanto, em muitas áreas, as crianças são privadas do seu direito à educação devido a uma escassez global de professores qualificados e experientes, especialmente mulheres professoras, em países de baixa renda. Apesar de um aumento geral no acesso à educação, mais de 263 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão fora da escola. Cerca de 617 milhões de crianças e adolescentes - quase 60% em todo o mundo - não têm conhecimentos básicos de leitura e matemática. As crianças mais pobres e marginalizadas, especialmente aquelas que vivem em áreas afetadas por conflitos, correm maior risco de não frequentar a escola ou de aprender muito pouco indo à escola.

A Agenda 2030, na qual a comunidade internacional está comprometida, estabeleceu como meta a educação para todos, do jardim de infância ao ensino médio. Atingir esta meta requer a expansão do acesso à educação de qualidade para todas as crianças e jovens, acabando com a discriminação em todos os níveis do sistema educacional e melhorando significativamente a qualidade da educação e dos resultados da aprendizagem aprendendo. Atingir essas metas, por sua vez, exige o aumento da oferta global de professores qualificados em cerca de 69 milhões.

O tema do Dia Mundial dos Professores de 2018 - "O direito à educação é também o direito de um professor qualificado" - reflete essa realidade. Também ecoa a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tem 70 anos e colocou a educação como um direito fundamental. Hoje, lembramos aos governos e à comunidade internacional a importância de proteger esse direito, investindo em uma poderosa força de trabalho docente, inclusive em países afetados por conflitos. Para garantir que todas as crianças estejam preparadas para aprender e ocupar o seu lugar na sociedade, os professores devem receber treinamento e apoio eficazes que os equipem para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os mais marginalizados.

NOTÍCIAS